Realizou-se, nos dias 10 e 11 de julho, em Évora, o Encontro Regional “Legados de Engenho, Arte e Pedagogia”, promovido conjuntamente pelo Centro de Formação Beatriz Serpa Branco e pelas Bibliotecas Escolares do Alentejo.
O programa deste Encontro disponibilizou aos docentes uma componente formativa, através da realização de Workshops e palestras e, simultaneamente, de sessões plenárias de divulgação de boas práticas pedagógicas desenvolvidas na região do Alentejo.
Foi nesta última vertente que o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo se fez representar, nomeadamente com o projeto “Clube ECOCiência”, um projeto sob a tutela do Programa Ciência Viva, coordenado e operacionalizado, este ano letivo, pela professora Vitória Cardona, que o apresentou no Encontro citado, através de um vídeo onde alunos e professores foram os protagonistas, e que brevemente aqui será disponibilizado.
O Clube ECOCiência tem por público-alvo os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a sua ação assenta na dinamização de sessões de ensino experimental em contexto de sala de aula e de laboratório, articuladas e coadjuvadas entre os professores titulares de turma e docentes de Ciências Naturais e de Físico-Química. O trabalho realizado por estes professores promoveu o gosto e o interesse dos alunos do 1.º ciclo pela Ciência e pelo Ensino Experimental, potenciando a sua ação como agentes críticos, ativos e empenhados no desenvolvimento sustentável.
Este projeto, cujo mérito foi reconhecido por alunos, docentes do 1.º Ciclo e docentes coadjuvantes, estendeu a sua ação à totalidade dos 533 alunos das escolas rurais e urbanas do 1.º Ciclo do AEMN, ao longo de todo o ano letivo.
Além das sessões de ensino experimental, as turmas puderam ainda realizar visitas de estudo a instituições de carácter científico gratuitamente, o que reforçou a ação do Clube junto dos alunos.
Plagiando e subvertendo o poema de Sebastião da Gama, “Pela Ciência é que fomos…”






