Esta foi uma ação de sensibilização desenvolvida nas aulas de Geografia da Prof.ª Célia Amaral e nas aulas de Matemática da Prof.ª Carla Alface, ajudando os alunos a conhecer melhor o seu território para que possam compreender a realidade da cidade de Montemor-o-Novo, identificando problemas e elaborando propostas para resolução, fomentando processos participativos através do envolvimento da população escolar no planeamento da cidade. Para isso, contámos com a colaboração das técnicas de Planeamento Regional e Urbano, Rita Dionísio, e de Planeamento Ambiental, Filipa Pais, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
Para “Conhecer e Pensar a Cidade” foi-lhes disponibilizada uma fotografia aérea da cidade (para um contacto com a Cartografia), na qual os alunos localizaram a escola, o local onde residem, o centro de saúde, entre outros. Determinaram algumas distâncias reais e foram levados a estimar áreas e volumes, como por exemplo, a área do Clube de Ténis e o volume das piscinas municipais. Identificaram os problemas na cidade e apresentaram algumas propostas de resolução; Referiram ainda o que gostariam de ter na sua cidade e onde.
Após a reflexão dos problemas e desafios que se colocam à cidade, foi-lhes solicitado que representassem uma classe da população (Crianças, Jovens, Adultos, Idosos e Migrantes) e que, face às características desses grupos populacionais, identificassem os problemas da cidade e apresentassem propostas de resolução de cada classe da população.
Esta ação de sensibilização permitiu reforçar a relevância das disciplinas de Geografia e Matemática na formação dos alunos e estimular a consciência cívica, incentivando-os a refletir sobre o impacto das suas escolhas e ações no desenvolvimento do Município. Além disso, promoveu a proximidade entre a Escola e o Município, fortalecendo a relação de parceria e colaboração, demonstrando o compromisso conjunto em promover um futuro sustentável e próspero para Montemor-o-Novo.